NEI Ciruspar Samu 192 completa quatro anos

Hoje o Núcleo de Educação Itinerante – NEI do Ciruspar Samu 192 completa quatro anos de atividade.  Dentre as ações que o NEI desenvolve destacam-se: Capacitação continuada, criação do protocolo de atendimento, treinamento em serviço, avaliações, testes e implementações de novos protocolos; adequando-os à realidade regional. O NEI atua também na prevenção com a capacitação da comunidade, por meio de palestras realizadas nos mais diferentes setores (escolas, hospitais, unidades de atenção básica, entre outros), nos 42 municípios do Sudoeste do Paraná.

A finalidade do NEI é a qualificação dos profissionais que atuam no Ciruspar, realizando ações pautadas em quatro eixos: educação permanente, padronização dos processos, observatório em saúde pública, pesquisa.

A técnica de enfermagem e instrutora do Núcleo, Dayani de Morais, comemora o aniversário do Núcleo. “Hoje comemoramos quatro anos de aprendizado, compartilhamento, aperfeiçoamento, desafios e crescimento pessoal. Parabéns ao grupo!”.

Para o condutor socorrista e instrutor do Núcleo, Gerson Rugiski, fazer parte da família Ciruspar Samu 192 é um aprendizado constante. “Desde meu primeiro dia, aprendi a admirar essas pessoas que, além de exercerem suas atividades como condutores, técnicos, enfermeiros e médicos, também decidiram assumir o compromisso de passar seu conhecimento para outros e se tornaram multiplicadores. Hoje, no nosso aniversário me sinto mais orgulhoso do que nunca em ser um samuzeiro. Obrigado a todos!”.

O Coordenador do NEI, André Morrone, destaca que o principal papel do Núcleo é fornecer conhecimentos técnicos e científicos para toda a rede de urgência e emergência. “Dessa forma, o profissional que está atuando na linha de frente se sente mais seguro e confortável porque tem o conhecimento e as ferramentas mais adequados”, afirma.

Conforme ele, o NEI é o diferencial do Samu Sudoeste. “O ideal seria que todo serviço de saúde tivesse um Núcleo como o nosso, porque é um investimento na qualidade do serviço”, enfatiza.

Instrutores Nei