O QUE É SAMU 192 ?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa dos governos Federal Estadual e Municipal e tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU 192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.

O SAMU 192 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e atende a população dos 42 municípios que compõem a macrorregião, beneficiando 628.614 habitantes. A iniciativa de regionalização do SAMU resultara na redução de acentuada de mortes na região.

Ao chamar o SAMU pelo 192, o cidadão é atendido por equipe treinada que orienta de acordo com a situação, enviando quando necessário unidade para o atendimento.

A equipe do SAMU 192 é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, rádio operadores, técnicos auxiliares de regulação médica e área administrativa.

Para o atendimento móvel, o SAMU 192 dispõe de dois tipos de ambulância: a Unidade de Suporte Básico (USB) e a Unidade de Suporte Avançado – USA (UTI Móvel). A USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem. Já a USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor socorrista, um médico e um enfermeiro.